Com o tema “Em Defesa da Vida”, teve início nesta sexta-feira, 29, a 19ª Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe (Jalagipe) 2022. O evento é realizado pelas Sociedades de Anestesiologia de Sergipe (Saese) e de Alagoas (Saeal), e também acontece neste sábado, 30, no Vidam Hotel, em Aracaju.

De acordo com o presidente da Saese, Fabrício Antunes, é sempre uma preocupação da Saese e Saeal realizar esse evento de capacitação dos anestesiologistas. “A nossa preocupação é preparar e manter sempre atualizados os anestesiologistas, e assim poder prestar um atendimento de qualidade aos nossos pacientes. Uma jornada como essa que tem 19 edições, sempre vem com esse propósito de atualização profissional para beneficiar toda a sociedade”, informou Dr. Fabrício, que durante o evento palestrou sobre a temática “Breaking Bad News”.

Segundo o presidente da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), Dr. Áley Newton, essa é a segunda vez consecutiva que a Jalagipe é realizada em Aracaju. “Historicamente, a Jalagipe acontece um ano em Sergipe e um ano em Alagoas, mas ano passado foi tanto sucesso que Alagoas cedeu a Sergipe novamente o direito de realizar esse grande evento. A jornada mais uma vez se supera, com inovações tecnológicas, com telões modernos. A SBA já pretende levar esse mesmo tipo de layout para o congresso brasileiro”, disse, complementando que para as apresentações científicas, o evento trouxe os maiores nomes da anestesiologia do Brasil para passar as novidades sobre a anestesia.

Divididas em sete mesas, que incluíram 16 palestras durante o período da manhã e da tarde, o primeiro dia de Jalagipe discutiu diversos temas, como o Núcleo do Eu, que trabalha a questão emocional, social e física do anestesista; além das diversas temáticas, como anestesia na obstetrícia, no trauma, na pediatria, além de discussões sobre Medicina perioperatória, dor e catástrofe em anestesia.

O coordenador da mesa “Medicina Perioperatória”, Dr. Gildo Nunes, explicou que foram discutidas abordagens sobre os cuidados perioperatórios. “Cada vez mais a anestesia não é apenas o momento da anestesia. É todo o intraoperatório, todos os cuidados pré-operatórios e os pós-operatórios. Estamos trazendo as novidades dos últimos artigos científicos e as novas abordagens”.

A palestrante Dra. Vera Azevedo apresentou o tema “Medicina canabinoide na dor e nos cuidados paliativos”. “Existem mais perguntas do que respostas sobre esse tema. Há várias fases do cannabis como tratamento medicamentoso, mas, de uns dez anos para cá, o número de pesquisas em relação à planta favoreceu resultados que podem ser uma estratégia terapêutica indicada para pacientes com dores de difícil controle, assim como pacientes oncológicos e pacientes que estão em cuidados paliativos”, disse a anestesista, acrescentando que esses eventos servem para disseminar conhecimento e qualificar a atividade profissional, possibilitando um atendimento mais adequado ao paciente.

Apresentação da nova sede
Durante a Jalagipe, o presidente da Coopanest-SE, Dr. Áley Newton, realizou a apresentação do projeto arquitetônico para a construção da nova sede da Coopanest-SE e da Saese, que será localizada em Aracaju. A parte técnica do projeto foi apresentado pelo arquiteto Ygor Prudente.

Abertura
Durante a noite desta sexta, 29, também foi realizada a abertura oficial do evento em solenidade com todos os palestrantes e participantes.