Em comemoração ao Dia do Médico, a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) participou na noite da última terça-feira, 18, do evento promovido pela Sociedade Médica de Sergipe (Somese), onde foram entregues aos homenageados o troféu irmãos “Hyder e Hugo Gurgel”. A honraria foi concedida pela Somese a diversos representantes da categoria dentre eles as anestesiologistas Lenita Maria Franco de Carvalho e Vera Maria Silveira de Azevedo, e também autoridades que contribuíram e contribuem com a Medicina no Estado. A solenidade aconteceu no auditório do bloco G do Campus Farolândia, da Universidade Federal de Sergipe (Unit).

A anestesiologista Lenita Maria Franco de Carvalho sentiu-se bastante gratificada por receber a homenagem em nome de categoria. “Fico muito feliz em receber essa homenagem. Foi um reconhecimento não só para mim, mas para todos os anestesiologistas do Estado de Sergipe”, afirmou.

De acordo com o presidente da Somese, José Aderval Aragão, a ideia desse evento surgiu ano passado e todos gostaram muito desse momento. “Esse é um momento em que os amigos médicos podem se reencontrar. Ano passado o troféu homenageou o Prof. Lauro Maia e esse ano não poderíamos deixar de homenagear dois grandes médicos, um da pediatria e outro da obstetrícia, que faleceram em 2015 e os dois além de médicos, eram irmãos. Também quero agradecer a Sociedade dos Anestesiologistas, que sempre foi parceira da Somese e nunca fizemos nenhuma atividade em que eles não estivessem presentes. Atualmente é a sociedade mais presente em nossos encontros”, destacou.

Para o presidente da Saese, Danilo Lima, é sempre importante prestigiar esses momentos promovidos pela Sociedade Médica. “A Somese dá muito orgulho à classe médica, por todo esforço de seu presidente em reavivar os momentos médicos e também em prestar homenagem aos ícones da nossa sociedade que permitiram com que nós tenhamos evoluído ao longo dos anos. É com muito orgulho que a Saese participou desse evento e só temos a agradecer a Somese, em nome do seu presidente”.

Biografia

Lenita Maria Franco de Carvalho nasceu em 12 de março de 1947, no município de Riachuelo, Sergipe. Foi fundadora da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) e da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE) e participou da comissão organizadora da 4ª Jornada Norte e Nordeste de Anestesiologia 1979 e do 60º Congresso Brasileiro de Anestesiologia realizado em Aracaju em 2013. Atualmente dá plantões na capital e no interior pela cooperativa.

Vera Maria Silveira de Azevedo, nascida em Aracaju, no dia 10 de agosto de 1967, possui Título Superior de Anestesiologia (TSA) desde 2010 e certificado na área de atuação em Dor desde 2003. Atualmente atua como anestesiologista no Hospital Universitário – UFS desde 2002; na Associação Aracajuana de Beneficência; como docente na Universidade Tiradentes e Universidade Federal de Sergipe e também como coordenadora da clínica de Dor Oncológica no Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite no HUSE e da clínica de Dor do HU-UFS.