Com o intuito de ajudar crianças com Microcefalia, a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) e a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), estão promovendo a campanha “Ter cuidado é muito importante, mas cuidar é mais ainda”. A campanha tem o objetivo de arrecadar fraldas, roupinhas, lenços, produtos de higiene e de cuidado, que serão distribuídas a famílias carentes de crianças com microcefalia. “Essas crianças precisam de amor, carinho e atenção iguais a todas as outras, é aí que está a solidariedade”, ressalta Danilo Lima, presidente da Saese/Coopanest.

As entidades médicas contam com o apoio da Rede G Barbosa e Ceconsud que estão disponibilizando espaço em suas lojas – GBarbosa Sul (Tecarmo), Farolândia, Francisco Porto, shoppings Jardins e Riomar – para a arrecadação das doações, que vai do período de 2 à 17 de maio. As doações também podem se entregues na sede da Saese, que fica na rua Pacatuba, 254, Ed. Paulo Figueiredo, salas 1111-1115 – Centro. As pessoas também podem ligar para 3214-1223 que a equipe da Coopanest-SE/Saese vai buscar os donativos.

Segundo dados do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, hoje Sergipe tem 195 casos de crianças com Microcefalia. Hoje elas são assistidas com tratamento na Rede de Atenção Especializada (Reae), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) e do Centro Especializado de Reabilitação (CER II) e no Hospital Universitário (HU).

O que é microcefalia?

É uma má-formação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com o tamanho da cabeça menor que o normal (menina < 31,5 cm e menino ≤ 31,9 cm). A doença pode levar a problemas no desenvolvimento, com limitações para falar, andar, ver, escutar, e ainda algum grau de deficiência mental. Não há tratamento para a cura, mas há maneiras de melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança.

Quais as causas da microcefalia?

As causas geralmente estão ligadas ao uso de substâncias químicas e agentes infecciosos, como bactérias, vírus e radiação durante a gravidez.

Atualmente o Brasil vem apresentando um grande aumento do número de casos de microcefalia causado pelo vírus Zika.

O que é o vírus zika?

É um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite os vírus da dengue e do chikungunya.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas ligando para o telefone 3214-1223. Microcefalia, #AnestesistasSolidários