Na manhã desta sexta-feira, 14, a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest) participou da celebração de aniversário de um ano dos bebês com Microcefalia que são atendidos pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). A comemoração foi simbólica e contemplou as crianças nascidas entre junho e outubro. A Coopanest colaborou com a distribuição de brinquedos educativos, mesas e uma balança de auto-precisão para acompanhar o peso das crianças.

Segundo o vice-presidente da Coopanest, José Eduardo de Assis, esse momento é mais do que uma doação de brinquedos, pois é um gesto de solidariedade que serve de inspiração para outras pessoas. “Precisamos de inspiração para que as pessoas ajudem o próximo, não só nesse momento mais em outros momentos também. E a missão da Coopanest é essa, servir de inspiração para todos que conhecem essas e outras crianças. Hoje estamos doando brinquedos educativos, que auxiliam no estímulo audiovisual e motor. Esses brinquedos irão facilitar muito a vida das crianças que fazem terapia ocupacional e fonoaudiologia, pois são atividades de estímulos para o desenvolvimento motor”, enfatizou o vice-presidente.

De acordo com a chefe da Divisão da Gestão do Cuidado do HU, Ana Paula Lemos Vasconcelos, esse é um momento de bastante alegria para todos. “Esse hospital atende 60 bebês com Microcefalia e hoje estamos proporcionando uma celebração do primeiro ano de quinze crianças, nascidas entre junho e outubro. É um momento de reunir os pais e os profissionais para oferecer algo comemorativo, para dar mais alegria a eles, para que eles valorizem esse momento de um ano dos seus bebês”, destacou Ana Paula, agradecendo a parceria da Coopanest com a entrega dos presentes.

Para a assistente social do Ambulatório de Microcefalia do HU, Maciela Rocha, o hospital ainda pretende realizar mais duas comemorações de acordo com a data de nascimento das crianças. “Em dezembro estaremos celebrando o aniversário de 25 crianças que fazem um ano nos meses de novembro e dezembro. Já em fevereiro de2017, será a comemoração de mais 20 crianças, que farão um aninho em janeiro e fevereiro”, afirmou.

Michele Ferreira, mãe de Mariana Ferreira, agradeceu a iniciativa do HU em realizar essa comemoração. “Minha filha completou um ano no mês passado e fiquei muito feliz em poder está reunida com os profissionais e com as outras mães nesse momento que é tão importante para nós”, disse a mãe da criança com Microcefalia.

Já a mãe da pequena Raiane Vitória, Josilene Tavares, agradeceu a colaboração de todos para a realização desse evento para sua filha. “Não é só pela festa, mas sim pela lembrança e consideração dessas pessoas. Minha filha vai fazer um aninho no próximo dia 28 e para mim é muita alegria ver todos comemorando essa data comigo. Me dá mais força para seguir em frente e perceber que minha filha é uma bênção pra mim”.

Quem também esteve prestigiando o evento, foi o senador Eduardo Amorim, que também é anestesiologista e é um dos cooperados da Coopanest. “É um privilégio participar desse evento, não só por presenciar a alegria das mães e das crianças, mas também por ver a Coopanest, pela qual também faço parte, poder trabalhar para salvar vidas e ainda doar parte do seu trabalho para momentos alegres como esse. Eles proporcionam um ato de solidariedade e de felicidade para os pais e para as crianças e isso é muito importante”, frisou Eduardo Amorim.