Nesta quinta-feira, 01, a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest) participou da celebração de aniversário de um ano dos bebês com Microcefalia que são atendidos pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). A comemoração foi simbólica e contemplou as crianças nascidas em novembro e dezembro. A Coopanest participou da ação distribuindo brinquedos educativos e presentes.

Segundo o vice-presidente da Coopanest, José Eduardo de Assis, esse momento é mais do que uma doação de brinquedos, pois é um gesto de solidariedade que serve de inspiração para outras pessoas. Em nome do presidente da Coopanest, Danilo Lima, que foi o idealizador dessa iniciativa de apoiar esta ação e em nome de cada cooperado da Coopanest, só temos que agradecer por poder compartilhar esse momento com essas famílias. São histórias de dificuldades, de superação e hoje estamos vendo crianças se desenvolvendo e cada dia se superando mais. O que vemos aqui é motivo de inspiração, de saber que cada dificuldade nós podemos resolver. A missão da Coopanest é essa, servir de inspiração para todos que conhecem essas e outras crianças e convocamos para que mais pessoas possam ajudar a essas famílias, com apoio, atenção, carinho, que eles também precisam”, enfatizou o vice-presidente.

Para a assistente social do Ambulatório de Microcefalia do HU, Maciela Rocha, o hospital ainda pretende realizar mais uma comemoração de acordo com a data de nascimento das crianças. “São mais de 60 bebês atendidos aqui no HU e pensando em dividir os aniversariantes de acordo com o mês de nascimento. Em outubro realizamos o aniversário dos bebês nascidos entre junho e outubro. Hoje estamos realizando a segunda festa, que planejamos para 25 bebês nascidos em novembro e dezembro. Já em fevereiro de 2017, será a comemoração de mais 20 crianças, que farão um aninho em janeiro e fevereiro”, afirmou a assistente social, que agradeceu a colaboração da Cooperativa para a realização desse evento.

Arlete Silva, mãe de Eloá Vitória, mora em Tomar do Geru e agradeceu a iniciativa do HU em realizar essa comemoração. “Minha filha completou um ano no mês passado e fiquei muito feliz em poder está reunida com os profissionais, com a minha família e com as outras mães nesse momento que é tão importante para nós”, disse a mãe da criança com Microcefalia.

Já a mãe do pequeno Antônio José dos Santos, Josefa dos Santos, agradeceu a colaboração de todos para a realização desse evento para seu filho. “Não é só pela festa, mas sim pela lembrança e consideração dessas pessoas. Meu filho vai fazer um aninho agora em dezembro e graças à Deus e a esses profissionais ele está muito bem de saúde, se desenvolvendo cada dia mais”, comemorou a mãe.