No primeiro dia de palestras da XIII Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe (Jalagipe), temas importantes para a qualidade do tratamento dos pacientes foram abordados. O evento contou com a apresentação de 13 especialistas, ao longo desta sexta-feira, 31, com temas diversos sobre as novidades e aprimoramento do setor.

Este ano a Jornada está sendo promovida pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia e pelas Sociedades de Anestesiologia de Sergipe (Saese) e Alagoas (Saeal). O evento, que conta com especialistas de vários estado do país, busca também alertar a população sobre o papel do anestesiologista nos procedimento cirúrgico, garantindo a segurança, o bem estar dos pacientes.

Presidente da Sociedade de Anestesiologia da Bahia, José Admirço Lima Filho, falou sobre o gerenciamento de crises, ressaltando que muitas delas podem ser evitadas com alguns cuidados especiais. “O checklist dos medicamentos, equipamentos, e principalmente a conversa com os pacientes nas consultas pré-operatórias, são medidas que já descartam uma série de possíveis situações de crises”.

Já o anestesista alagoano, Roque Ricardo Rodrigues Soriano, abordou a questão da anestesia em cesarianas, diferenciando a tradicional peridural da raquidiana. “A raque anestesia por ser mais prática, concisa e de instalação rápida, tem sido mais usada nos casos de cesariana. Além disso, este tipo de anestesia não causa queda de pressão e a recuperação da paciente leva menos tempo”, contou.

Para o anestesista, Raimundo Saturino Pereira, o Jalagipe é sempre uma oportunidade para a troca de experiências e interação com colegas de outras localidades. “Acho que a Saese está melhorando a Jornada a cada ano. Tenho acompanhado outros eventos nacionais, e percebo que este tem uma preocupação em trazer o que há de mais novo para as práticas dos anestesistas. Este ano, os temas foram muito bem escolhidos, com palestrantes  bem preparados em suas áreas”, ressaltou.

O presidente da Sociedade de Anestesiologia de Sergipe, Cárcio Porto, disse estar muito satisfeito com a repercussão e com a adesão da jornada, não só por parte dos associados, como também de médicos de outros estados e estudantes. “É muito gratificante ver tantos colegas participando e mais ainda ouvir elogios sobre as palestras e o workshop que apresentamos na abertura do evento”.

Na quinta-feira, 30, a Jornada promoveu um workshop sobre ultrassonografia, voltado para um novo equipamento portátil adquirido pela Saese. As palestras do Jalagipe continuam neste sábado, 1º de agosto, na sala de eventos do Radisson Hotels & Resorts, localizado na Orla de Atalaia. Mais informações pelos telefones (79) 3214-1223 e (79) 8836-6292.