Uma noite marcada por homenagens. Assim foi comemorado o Dia do Anestesiologista – 16 de outubro -, numa solenidade que reuniu no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), homenageados, familiares e autoridades. O evento, ocorrido na noite do dia 15, foi organizado pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese), Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopaneste-SE) e Academia Sergipana de Medicina (ASM), com o apoio da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames). A solenidade, conduzida pelos presidentes da ASM, Paulo Amado Oliveira, e da Saese e da Coopanest, Cárcio Sobral Porto, rememorou a história da anestesiologia em Sergipe. A apresentação da noite foi feita pelo acadêmico Lúcio Prado Dias, que fez um breve relato para os presentes sobre a vida e atuação profissional do Dr. Antônio Garcia Filho, que nominou os troféus entregues aos homenageados.

Um total de 38 profissionais da área, sendo 11 deles in memoriam, 14 ex-presidentes das duas entidades e os demais por exercerem a profissão há mais de 40 anos, foi homenageado.  O atual presidente foi surpreendido pelos colegas, que também concederam a ele o troféu Dr. Antônio Garcia Filho, bem como à Somese, que passará a ser comandada pelo cirurgião vascular José Aderval Aragão.

Após a entrega dos troféus aos homenageados, Cárcio Sobral relembrou o sucesso que foi a realização do Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA) em 2013 em Aracaju. “A luta para trazer o evento começou 13 anos antes, quando Eduardo Amorim era presidente das nossas entidades. E nesta noite de homenagens quero deixa aqui registrado que é possível sonhar, sem desistir do meu Brasil”.

Cárcio Sobral agradeceu a presença de todos e em especial às entidades que ajudaram diretamente para que a “Noite dos Anestesiologistas” acontecesse, e a todos os colaboradores da Saese/Coopanest.  “Foi, com toda certeza, uma parceria importante para que essa simples homenagem, mas bonita homenagem fosse possível.

Após a exibição de um vídeo sobre a Anestesiologia em Sergipe, a noite foi encerrada em clima de confraternização, com coquetel e música.