A diretoria que estará à frente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) e da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), no biênio 2015/2016, tomou posse na noite de sexta-feira, 19. A solenidade, que reuniu associados/cooperados, familiares, colaboradores, autoridades e convidados no salão de festas Camp Perrin, foi marcada por agradecimentos e homenagem.

Logo após a formação da mesa da solenidade e execução do Hino Nacional, Dr. Cárcio Sobral Porto, que esteve presidindo as duas entidades nos últimos dois anos, agradeceu a confiança depositada nele pelos colegas de profissão e destacou alguns feitos da sua gestão, a exemplo da realização do XIII Jalagipe, cujo conteúdo foi elogiado pelos participantes, a aquisição de um aparelho de ultrassom, o pagamento regular dos prestadores, as campanhas de solidariedade desenvolvidas e por fim a implantação do Salve, com outros órgãos. “Tenho a certeza que continuaremos unidos, nas nossas duas entidades, das quais faço parte há cerca de 15 anos. Desejo sorte e sucesso à nova diretoria e me coloca à disposição para ajudar no que for necessário”.

Representando o governo do Estado, o secretário da Saúde, José Sobral, parabenizou à categoria, tão bem representada pela Saese e Coopanest. “Além de defender os direitos da categoria, realiza feitos em prol da sociedade. Admiro a disposição de vocês e lidar com a saúde, com o sofrimento das pessoas e ter discernimento e equilíbrio para desenvolverem tão bem esse trabalho importante”, destacou, dando boas vindas aos novos diretores.

Após a assinatura do termo de posse, o recém empossado presidente da Saese/Coopanest-SE, Dr. Danilo Dantas Freire Lima fez uso da palavra e destacou o bom trabalho feito pelo seu antecessor, Dr. Cárcio Porto. “Tenho orgulho do trabalho desenvolvido pela diretoria que se despede e da qual fiz parte. Os resultados alcançados pela gestão foi fruto do trabalho em equipe”, disse.

O presidente da Saese/Coopanest-SE falou também da sua trajetória classista. “Apesar da idade, me qualifiquei fazendo parte da diretoria das entidades”, falou, enfatizando ainda os demais membros da diretoria. “O vice-presidente José Eduardo é um colega sempre presente, atuante, independente e zeloso. Temos a participação de várias gerações na nossa chapa e o nosso grande desafio será vencer os obstáculos que teremos pela frente, neste período de crise”.

Representando a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), o vice-presidente Ricardo Almeida de Azevedo parabenizou os integrantes da nova diretoria da Saese/Coopanest-SE e fez um breve relato da situação atual do setor de saúde no país e destacou a representatividade dos anestesiologistas no Brasil. “Nós representamos, segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina, 6,3% das especialidades médicas no Brasil e somos o 5º lugar, dentre as demais especialidades médicas existentes no país, com mais de 20 mil profissionais. A SBA tem 10 mil sócios e cerca de dois mil aspirantes. A gente observa que existem anestesiologistas que não integrados à SBA.”

A noite contou ainda com uma homenagem dos colaboradores das entidades ao presidente Cárcio Sobral Porto, que se despediu do cargo, com a entrega de uma placa agradecendo pelos feitos dele frente à Saese/Coopanest-SE. Também foi feito o descerramento da foto de Dr. Cárcio, que comporá a galeria de ex-presidente das entidades. Após a solenidade, foi servido jantar aos presentes, embalado ao som de Palena Montalier.

Presenças

A solenidade foi prestigiada também pelo senador e anestesiologista Eduardo Amorim; pelo presidente da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), José Aderval Aragão; pela presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese), Rosa Amélia Andrade Dantas, e pelo secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha Filho.