Aracaju vai sediar mais uma edição da Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe (Jalagipe), nesta sexta-feira, 26, e sábado,27. O evento é promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) e pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de Alagoas (Saeal), com o apoio da Cooperativa dos Anestesiologistas do Estado de Sergipe (Coopanest) e da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Como prévia deste grande congresso, foi promovido nesta quinta-feira, 25, o 28° Curso de Controle da Via Aérea, com aulas teóricas e práticas para aperfeiçoamento dos anestesiologistas. A Jalagipe será realizada no Radisson Hotel e terá como tema principal “Evidência para fazer diferente”.

De acordo com o presidente da Saese, Milton Simões, este evento científico introduz a Jalagipe deste ano. “O Curso da Via Aérea é sempre o temor dos anestesistas, principalmente em situações complicadas onde não se consegue oxigenar o paciente. Então, estamos promovendo esse curso para que os profissionais adquiram mais teoria e prática nesse sentido. O treinamento é feito em manequins e dispositivos novos e cada vez mais avançados que não temos o habitual contato no dia a dia. Aqui conseguimos aprender um pouco mais sobre o controle da via aérea e aprimorar a técnica”, explicou.

O Curso visa capacitar os profissionais para o manuseio das vias aéreas, através do desenvolvimento de habilidades técnicas com vários dispositivos e técnicas para adequado controle ventilatório, o ensino e treinamento do gerenciamento de crises de origem respiratória e das medidas destinadas a minimizar o dano decorrente da manipulação das vias aéreas.