Durante toda esta sexta-feira, 28, o segundo dia da XV Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe (Jalagipe), foi marcado por diversas palestras. O evento é promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) e tem como tema: “Da decolagem a aterrisagem: o planejamento é o que faz a diferença”. A jornada acontece até este sábado, 29, no Hotel Radisson em Aracaju.

No período da manhã, uma das palestras foi ministrada pelo Dr. Fabrício Antunes (SE), que abordou o tema: Analgesia para o trabalho de parto – o que há de novo?. “A analgesia para o trabalho de parto para gestante é muito importante porque você certifica que ela terá o melhor momento da vida dela sem dor. Então a analgesia de parto é indiscutivelmente fundamental ser discutido, revisado e reforçado para certificar que a gestante vai realmente receber esse procedimento em qualquer lugar do país. E que isso (o evento) seja disseminado. Que outros estados façam a mesma coisa, porque está mostrando que a revisão continua sendo a melhor forma de disseminar a informação” disse o palestrante.

Durante a tarde, ocorreu um Simpósio: CSL BEHRING sobre a abordagem do Sangramento no paciente cirúrgico com o Dr. Hugo Dantas (BA). “Eu acho essa iniciativa da Sociedade é extremamente interessante. É um assunto prevalente e muito pouco abordado nos dias atuais. Então, a Sociedade está de parabéns por trazer um assunto desse tipo. A gente sabe que está cada vez mais difícil fazer eventos e a Sociedade vem empenhada em fazer um evento de qualidade e grandioso, com uma programação com profissionais de altíssimo nível de diversos estados do Brasil e com a temática muito bem escolhida”, falou o palestrante Hugo Dantas.

Dr. Marcos Albuquerque (SE) falou sobre os ajustes de dose e concentração dos fármacos em obesos. Já o palestrante Dr. Ricardo Carvalhaes (SP) falou sobre o uso do emolol na rotina da anestesia. Segundo ele, é fundamental essa troca de experiências, pois há a possibilidade de um maior compartilhamento de ideias. “Aqui no Nordeste, casa vez mais as pessoas estão se destacando a nível nacional. É fantástico ver que em um país em crise ainda se consiga realizar uma jornada como esta, que nada mais é do que uma grande troca de informações. Só tenho que parabenizar aos organizadores e parceiros do evento e agradecer pelo convite para esta palestra”, frisou o palestrante Dr. Ricardo Carvalhaes.

A palestra do Dr. José Abelardo (BA) abordou sobre o anestesiologista e a ética médica. De acordo com José Abelardo, existem regras e normas que os anestesistas precisam seguir. “O médico anestesista não pode desrespeitar o direito do paciente ao esclarecimento e ao consentimento. Também não pode abandonar o paciente, sem deixá-lo aos cuidados de um substituto, assim como outras normas que são questões éticas da profissão”.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), Ricardo Azevedo, os anestesistas precisam sempre se atualizarem cientificamente. “Uma das formas para estas atualizações é a realização de palestras e eventos como este. Que também serve para aproximar e congregar os anestesistas”, disse o presidente, destacando ainda que a anestesia tem muita semelhança e analogia com a aviação. “A diferença é que um piloto não voa com um avião doente, mas o anestesista tem que voar, tem que colocar para decolar um avião doente, que na verdade seria o paciente”, acrescentou.